A Infitech executou a automação do Lançador de Porte Médio do Centro de Lançamento de Alcântara (LPM). O lançador foi projetado para lançar foguetes da série Sonda II e Sonda III (e outros veículos de porte e características semelhantes). O projeto da Infitech é responsável pelo posicionamento preciso do lançador.
O sistema de automação foi projetado de forma a garantir o desempenho e segurança compatíveis com a criticidade da aplicação. Para tanto foi utilizado o controlador logico programável da fabricante Siemens modelo S7-1500, considerado hoje o estado da técnica da engenharia de controle e automação o S7-1500 é a aposta da Siemens no setor de controle e automação mundial. A Infitech foi a primeira empresa brasileira a utilizar essa linha de controlador.
Escopo da solução:
Para o gerenciamento e controle do lançador foi utilizado o CLP S7-1500, modelo CPU 1513-1. Esta nova geração de controladores da SIEMENS traz inúmeras inovações, definindo um novo patamar para a automação.
Para a máxima eficiência de engenharia, o S7-1500 é perfeitamente integrado no Totally Integrated Automation Portal (TIA Portal), novo software de desenvolvimento da SIEMENS.
Este controlador oferece uma funcionalidade de diagnóstico integrada ao sistema, permitindo a visualização de mensagens de erro no TIA Portal, IHM, servidor web e display da CPU.
O controlador também conta com tecnologia integrada de acionamentos e de controle de posição, que é o principal objetivo do sistema de automação do lançador de porte médio da base de Alcântara.
Os módulos de entradas e saídas remotas utilizam a linha ET200S também da fabricante SIEMENS.
O acionamento dos motores de controle do ângulo de azimute e elevação do lançador de médio porte são de fabricação SEW e foram integrados ao sistema através de uma rede de comunicação padrão PROFINET®. A mesma rede é utilizada para integração da IHM móvel utilizada para operação local e para comunicação com o sistema supervisório Elipse E3. Sistemas de segurança homologados conforme NBR 14153 garantem a segurança de todos os envolvidos na operação do equipamento.